Por Redação | Portal A Gazeta RM
Na manhã desta sexta-feira (25), a Casa da Cultura de Areias sediou o encontro que marcou o início das articulações do Projeto Guardiões, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do trabalho socioeducacional e ambiental no município.
O evento reuniu representantes da organização LABOR, como Sílvia Maria Pompeia, Marlene Rodrigues e Andreza Magalhães, além do coordenador de projetos ambientais Luís Felipe César. Também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Wagner Onofre; o secretário de Cultura, Gabriel Fonseca; o vereador Angelito Oliveira Ramos; o professor Lázaro Tadeu; a diretora de Turismo, Elaine Boldrin; o secretário istrativo Pedro Lucas Rodrigues e a turismóloga Bruna Lara.
Luis Felipe, que é diretor executivo adjunto da ONG Crescente Fértil e atual diretor do Comitê Médio Paraíba do Sul, apresentou os objetivos do projeto. A proposta é reconhecer e engajar proprietários de terras com nascentes em suas propriedades, convidando-os a se tornarem “guardiões” desses recursos hídricos. O projeto também prevê ações em escolas da cidade, com foco em educação ambiental e conscientização de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, foram discutidas as primeiras etapas de implantação, com destaque para a importância da participação ativa da comunidade local no sucesso da iniciativa.
Aprovado e prestes a ser colocado em prática, o Projeto Guardiões reforça o compromisso de Areias com a sustentabilidade, aliando preservação ambiental à educação como ferramenta de transformação social.
Foto: Divulgação | PMA