Por Redação | Portal A Gazeta RM
No último sábado, 18 de maio, Pindamonhangaba sediou o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, um dos maiores eventos da modalidade no continente. A competição foi promovida pela Fevaplam (Federação de Valorização e Apoio à Prática de Lutas e Artes Marciais) em parceria com a Associação Tsunami Combat Team, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do município.
O evento reuniu cerca de 700 atletas, incluindo competidores de diversas regiões do Brasil, além de representantes internacionais dos Estados Unidos e Chile. Com lutas de alto nível técnico, o campeonato teve forte participação de equipes e projetos sociais da cidade, que garantiram presença marcante no pódio.
Pindamonhangaba conquistou o título de melhor cidade na classificação geral, superando Taubaté e São José dos Campos. Além disso, uma equipe local foi eleita a segunda melhor do evento, e um dos projetos sociais do município foi reconhecido como o melhor da competição.
— Receber um evento dessa magnitude reforça o potencial da cidade para sediar grandes competições e mostra como o esporte pode transformar vidas, especialmente por meio dos projetos sociais — destacou o secretário de Esportes, Alcides Barbosa Júnior, o ‘Jú’.
A realização do campeonato reafirma o compromisso de Pindamonhangaba com o incentivo ao esporte, valorização dos atletas locais e a inclusão social por meio das artes marciais, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta de transformação e cidadania.









Fotos: Divulgação | PMP