Por Redação | Portal A Gazeta RM
Nos dias 15 e 16 de maio, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promoveu o evento “Cuidar de Quem Cuida: Inteligência Emocional como Pilar da Enfermagem Humanizada”, em homenagem ao Dia da Enfermagem. A iniciativa foi realizada no auditório da Santa Casa e reuniu profissionais da enfermagem para momentos de acolhimento, aprendizado e valorização.
Com foco no fortalecimento da inteligência emocional dos servidores, a programação incluiu uma palestra ministrada por Marina Lemes, treinadora de Inteligência Emocional Empresarial, que abordou o impacto da inteligência emocional na prática da enfermagem humanizada.
O evento também contou com atividades de cuidado integrativo oferecidas por profissionais do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPIC), como auriculoterapia, quick massagem e aromaterapia com Íris Queiroz. Débora Martins S. Queiroz conduziu dinâmicas voltadas ao equilíbrio emocional dos participantes.
Estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Silvia Mendes, a secretária adjunta Roberta Faria, a diretora de Atenção Básica Luciana dos Santos Cruz, a assessora Ticiane Marques, a chefe de divisão de Campanhas e Eventos Solange Valério e o servidor público Jonas Eduardo.
Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem à técnica de enfermagem Maria Vitória da Silva Santos, servidora concursada há 42 anos, destacada por sua longa trajetória de dedicação e amor à profissão.
“Foram dois dias de muito aprendizado, e, pra nós, valorizar a enfermagem é valorizar o amor, o cuidado e a dedicação de quem muitas vezes guarda suas próprias dores para cuidar do outro. O evento reafirma nosso compromisso com o bem-estar emocional e a valorização desses profissionais”, afirmou a secretária Silvia Mendes.
A ação reforça a importância de cuidar da saúde emocional de quem está na linha de frente do atendimento à população, reconhecendo que a humanização começa dentro das equipes de saúde.

Fotos: Divulgação | PMP