
Por Redação | Portal A Gazeta RM
A Polícia Federal está investigando um esquema de tráfico internacional de armas, após a apreensão de 38 pistolas de uso , originalmente pertencentes a forças policiais da Argentina, encontradas escondidas em um caminhão no interior de São Paulo. A investigação iniciou-se em fevereiro deste ano, após uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nesta quarta-feira (14), agentes da PF de Cruzeiro (SP) cumpriram dois mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ). Os alvos são sócios de uma empresa transportadora ligada ao veículo onde o armamento foi descoberto.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, cadernos com anotações e fichas de controle de veículos, que podem ajudar a esclarecer a rota do armamento e a participação dos envolvidos.
A investigação começou após a PRF abordar um caminhão carregado com roupas e eletrônicos sem nota fiscal, na Rodovia dos Tropeiros, em Cachoeira Paulista (SP). O veículo foi então encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro, onde, durante a perícia, os agentes encontraram 38 pistolas estrangeiras escondidas em compartimentos ocultos.
A PF apurou que parte das armas foi desviada das forças policiais argentinas no início dos anos 2000. No entanto, ainda não há informações confirmadas sobre como essas armas cruzaram a fronteira e chegaram ao Brasil.
Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo de uso e descaminho. Se condenados, os envolvidos podem pegar penas de até 20 anos de prisão.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a totalidade da rede criminosa.
Fotos: Divulgação/Polícia Federal