Por Redação | Portal A Gazeta RM
Mais de 5 milhões de brasileiros tiveram seus títulos de eleitor cancelados, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (20). O cancelamento atinge eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram as multas relativas às três últimas eleições, incluindo eventuais pleitos suplementares.
O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral terminou na segunda-feira (19). Conforme prevê a legislação, nesses casos, o título é automaticamente cancelado.
A partir desta terça (20), os cidadãos com pendências devem procurar um cartório eleitoral ou ar o sistema de Autoatendimento Eleitoral no site do TSE para iniciar o processo de regularização. Será necessário apresentar documentação pessoal e, se houver, comprovantes de pagamento de multas.
O TSE não enviará notificações individuais aos eleitores com títulos cancelados. A orientação é que cada cidadão consulte sua situação diretamente no site oficial do tribunal: www.tse.jus.br.
Importante: o pagamento da multa eleitoral não regulariza automaticamente o título. Após quitar os débitos, o eleitor deve solicitar formalmente a regularização junto à Justiça Eleitoral.
Foto: Ilustração