/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .e-con.e-parent:nth-of-type(n+4):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+4):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } @media screen and (max-height: 1024px) { .e-con.e-parent:nth-of-type(n+3):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+3):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } } @media screen and (max-height: 640px) { .e-con.e-parent:nth-of-type(n+2):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+2):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } } Skip to content

Lorena, SP promove Seminário “Diálogos Antirracistas: uma reflexão necessária”

Por Ascom | PML

Na quarta-feira (6/11), a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, e em parceria com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do município de Lorena, realizou o Seminário “Diálogos Antirracistas: uma reflexão necessária”. O evento ocorreu no Unisal, no período da manhã.

A proposta do evento foi iniciar o mês de novembro fomentando a discussão sobre a luta antirracista e a urgência do letramento racial para além do Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20/11.

A iniciativa teve como público-alvo alunos de escolas públicas e privadas da cidade, das etapas dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio.

A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Guaypacaré, composto por alunos da rede municipal de ensino de Lorena, sob a regência do professor Rafael Ribeiro. O coro fez uma homenagem aos ancestrais indígenas Puris, que viveram na região, trazendo um repertório folclórico na Língua Iorubá, além do Hino à Negritude, composto pelo professor Eduardo Oliveira.

Na sequência, o Prof. Dr. Diego Amaro, historiador e membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), abriu a discussão com a palestra “14 de maio”, abordando a escravidão por meio de um recorte histórico e impactando todos os presentes.

Em seguida, houve a palestra sobre o tema “Seja você mesmo o protagonista de sua história”, ministrada pela advogada Dra. Helen Moraes, que expôs fatos de discriminação racial e de gênero vivenciados por ela, enquanto mulher ocupante de uma posição de destaque profissional.

A terceira palestra foi conduzida pela professora e especialista em Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, com o tema “O papel do branco na luta antirracista”. Ela abordou sobre como é importante as pessoas brancas, além de darem voz às pessoas negras vítimas de racismo, também serem a voz dessas pessoas.

Ao final de cada palestra, houve ainda um momento de perguntas e respostas.

Fotos: Divulgação | PMC

Conteúdo Relacionado

FERRAZ SANTOS – PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING
CNPJ: 35.182.743/0001-04

Todos os direitos reservados.