/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .e-con.e-parent:nth-of-type(n+4):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+4):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } @media screen and (max-height: 1024px) { .e-con.e-parent:nth-of-type(n+3):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+3):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } } @media screen and (max-height: 640px) { .e-con.e-parent:nth-of-type(n+2):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload), .e-con.e-parent:nth-of-type(n+2):not(.e-lazyloaded):not(.e-no-lazyload) * { background-image: none !important; } } Skip to content

Ex-vereador de Volta Redonda, Vander Temponi, é Absolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio

Por Redação | Portal A Gazeta RM

O ex-vereador de Volta Redonda, Vander Temponi, foi absolvido por unanimidade pelos desembargadores da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O julgamento ocorreu na última terça-feira (25), revertendo a condenação anterior de 25 anos de prisão.

Em abril de 2023, Temponi havia sido condenado pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Rio de Janeiro a 25 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação do Ministério Público, o ex-vereador estaria envolvido em um esquema de rachadinha dentro de seu gabinete.

Entretanto, a defesa do ex-parlamentar recorreu da decisão, argumentando que não havia provas suficientes para sustentar a condenação. Durante o julgamento do recurso, os desembargadores da 6ª Câmara Criminal entenderam que o fato narrado pelo Ministério Público não configurava crime, levando à absolvição de Temponi e de seus então assessores.

Entramos com uma apelação e os desembargadores entenderam que não existia prova que o fato narrado pelo Ministério Público não era criminoso. Sempre argumentamos sobre o excesso dessa condenação de 25 anos e, sobretudo, sempre rechaçamos essa prática criminosa”, explicou o advogado de defesa, Márcio Delambert.

Apesar da decisão favorável ao ex-vereador, o Ministério Público ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso entenda que há fundamentos para reverter a absolvição.

Com a decisão da 6ª Câmara Criminal do TJRJ, Temponi fica livre da condenação e das acusações que pesavam contra ele, retomando sua trajetória política sem restrições legais, até que haja nova manifestação judicial sobre o caso.

A defesa do ex-vereador celebrou a decisão como uma vitória da justiça, enquanto o Ministério Público ainda não se pronunciou sobre um possível recurso.

Foto: Divulgação

Conteúdo Relacionado

FERRAZ SANTOS – PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING
CNPJ: 35.182.743/0001-04

Todos os direitos reservados.