Por Redação | Portal A Gazeta RM
Por 5 votos contrários e 4 favoráveis, os vereadores de Silveiras rejeitaram, na noite desta segunda-feira (5), a denúncia e o pedido de abertura de uma Comissão Processante (CEI) contra o prefeito Edson Mota.
O plenário da Câmara estava lotado de moradores que acompanharam a votação. A denúncia surgiu após a Polícia Federal (PF) apontar que não houve ataque de hackers às contas bancárias da prefeitura, como inicialmente alegado. Segundo as investigações, a transferência de cerca de R$ 472 mil de oito contas foi feita por alguém com o autorizado às contas e senhas, o que explica por que a Caixa Econômica Federal não fez o estorno automático dos valores.
O caso veio à tona após uma reportagem de TV regional revelar que o crime está sendo tratado como furto qualificado mediante fraude. A prefeitura havia informado que a suposta invasão ocorreu em 12 de fevereiro de 2025 e declarou estar colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos. A PF segue apurando para identificar os responsáveis.
Durante a sessão, a denúncia foi lida e submetida à votação.
Votaram favoravelmente à abertura da CEI:
- Zé Ritinha (Republicanos)
- Mateus Mota (Republicanos)
- Pedro Paulo (MDB)
- Pedro Cirilo (PSD)
Votaram contrariamente:
- Reginaldo da Máquina (PL)
- Dirceu dos Macacos (PSB)
- Reginaldo Professor (DC)
- Waldinei (PL)
- Presidente Marco Aurélio (PL)
A decisão encerra, por ora, o andamento da Comissão Processante, mas as investigações criminais seguem em curso.

Foto: Arte Jornal Estação Cachoeirense