Por Redação | Portal A Gazeta RM
Na noite do último domingo (4), Barra Mansa alcançou um marco histórico ao realizar seu primeiro transplante renal. O procedimento foi realizado na Santa Casa de Barra Mansa e beneficiou uma paciente de 46 anos, moradora de Angra dos Reis. Segundo a equipe médica, a paciente está estável, em recuperação na UTI.
O prefeito Luiz Furlani acompanhou o procedimento de perto e destacou a importância desse avanço para o município. “Este é um marco histórico para a saúde de Barra Mansa. Estou muito feliz por mais um o dado na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à nossa população”, afirmou Furlani, que elogiou a equipe médica da Santa Casa pelo trabalho realizado.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, também esteve presente e ressaltou que este é mais um avanço importante. “Antes do transplante renal, Barra Mansa já realizava transplantes de córnea, e a expectativa é que até o final do ano iniciemos os transplantes de medula. A saúde pública de Barra Mansa está avançando como nunca. Agradeço ao prefeito pelo empenho e incentivo à nossa equipe”, declarou Sérgio.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a gestão dos órgãos e a organização da fila de transplantes são responsabilidades do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Transplante (PET). A regulação municipal fica encarregada de receber as informações sobre a disponibilidade de órgãos para facilitar os procedimentos.
Foto: Chico de Assis